Sobre o blog

Minha foto
Olá, meu nome é Tiago (Professor Panela) e nesse espaço você verá algumas ideias minhas (e de outros), refletidas a partir de leituras e do aprendizado com outras pessoas. Acho importante esse tipo de blog porque a educação musical ainda está engatinhando em nossas escolas e o apoio que recebemos ainda é insuficiente. Espero que todos participem com dicas, conselhos, atividades, etc. para que todos possam aprender e trocar experiências.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Trilha Sonora e Iniciação ao arranjo

Farei uma breve explanação sobre ideia de arranjo utilizando músicas de trilha sonora como exemplo usado em sala de aula.

Há um seriado eu eu gosto muito chamado "Fringe".



Não vem ao caso comentar sobre a história do seriado.
Porém, algo muito interessante aconteceu relacionado ao tema de abertura dessa série.
O criador de Fringe é o J.J.Abrams (criador de LOST) e o escritor confessou que sonhou com o tema de abertura, ou seja, não foi o compositor da série quem o fez. Isso é muito curioso.

Bueno, mas voltando ao assunto.


Eis o tema original da abertura (a abertura começa com 10s. de vídeo):


No youtube - digite Fringe Opening Credits




Porém, há uma versão muito curiosa desse mesmo tema.

O compositor fez uma versão ao estilo "anos 80". Ficou genial.








Achei genial toda a atenção que o compositor teve em realizar a versão retro: desde o uso dos timbres de teclado (toda a música), a bateria bem estilo anos 80, os metais e a guitarra com distorção fazendo somente um acorde, finalizando a música.


Dessa forma, minha sugestão é a de que o professor pode sugerir ou efetuar um estudo mais técnico de um estilo musical ou de um período da história da música e propor um arranjo, colocando em prática tudo o que foi aprendido.


Agora eu me recordei de outro exemplo de arranjo.
Esses dias vi um documentário realizado pela BBC, intitulado "The Genius of Beethoven" e ele é divido em 3 partes.
1 - The Rebel
2 - Love and Loss
3 - Faith and Fury

Uma das cenas que me chamou a atenção aconteceu no Episódio Nº1 - The Rebel.
L.V.Beethoven é convidado para participar de uma espécie de competição pianística. O primeiro pianista toca uma sonata de Mozart. Logo após, Beethoven toca a mesma sonata, só que do seu jeito, ou seja, realizando a ideia de arranjo.

O professor pode mostrar esse vídeo para a turma, só que dentro de um mundo um tanto inusitado: a sonata clássica de Mozart X a sonata clássica com uma releitura de Beethoven.
É bem verdade que essa versão possivelmente não foi composta pelo próprio Beethoven, mas ela possui muitos de seus elementos composicionais. Vale a pena conferir.



A parte do duelo pianístico ocorre, mais ou menos, com 31minuto de filme. Se você tiver muita pressa, é possível ir "direto ao ponto" e assistir somente ao "duelo".


Bueno, por hoje é isso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário