Sobre o blog

Minha foto
Olá, meu nome é Tiago (Professor Panela) e nesse espaço você verá algumas ideias minhas (e de outros), refletidas a partir de leituras e do aprendizado com outras pessoas. Acho importante esse tipo de blog porque a educação musical ainda está engatinhando em nossas escolas e o apoio que recebemos ainda é insuficiente. Espero que todos participem com dicas, conselhos, atividades, etc. para que todos possam aprender e trocar experiências.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Utilizando as canções Your Song e Keep Holding On

Pessoal, essa postagem serve mais como ideia de repertório, pois não irei esmiuçar a questão do arranjo em si.

Como tive acesso a essas duas canções "Your Song" de Elton John e "Keep Holding On" de Avril Lavigne e achei interessante que ambas possuem versões diferentes, algumas bem curtas, favorecendo o trabalho em sala de aula, considerei fundamental compartilhar.

Vamos ouvir (VÍDEOS NO YOUTUBE):

CANÇÃO "YOUR SONG" DE ELTON JOHN

Elton John (versão de 1970)





Interpretado por Cameron Mitchell (programa The Glee Project - 2011)


Esse vídeo foi bem complicado de conseguir, pois as poucas versões mostrando o Cameron cantando estão com qualidade sonora ruim.

Filme Moulin Rouge ( 2001)
É preciso acessar pelo Youtube





PLANO DE AULA

Bom, tem ocorrido uma coisa muito curiosa comigo: gostar de determinada música, porém, não em sua versão original mas sim em um regravação com um arranjo diferente da original.
Dessa forma, a ideia que eu proponho para a aula é a seguinte:
O professor mostra uma música e versões diferentes dela. Obviamente, o professor questionará sobre a versão preferida. Os pontos que gostaram ou não de cada versão podem ser explorados pelo professor. Nos vídeos acima, muita coisa pode ser abordada: interpretação dos cantores, parte instrumental, harmonia,  forma, etc.
Após as colocações, o professor começa a atividade: 

realização do arranjo 



Essa atividade seria absurdamente livre. Até a escolha da música a ser arranjada pode ser livre, porém, é sempre bom o professor levar algumas sugestões para os alunos.
Apesar do arranjo ser livre, o professor pode alertar para certos aspectos que os alunos podem utilizar como recurso. Eis alguns deles:
a) ideias de arranjo mais simples (turmas menos avançadas musicalmente)
- linha melódica
- sons feitos com fontes alternativas
- ritmos simples

b) arranjos mais complexos
- harmonia
- estrutura instrumental da música
- execução
- ritmos mais complexos

Outra ideia, que pode facilitar o trabalho com a turma, é utilizar apenas uma parte da música. O professor pode, por exemplo, utilizar somente o refrão, ou ainda, como também uma versão resumida da música.
Esse exemplo é encontrado na música "Keep Holding on" do programa The glee project.
A versão original ficou conhecida através da cantora Avril Lavigne.

VÍDEOS NO YOUTUBE (é só digitar o nome da música ou do programa que aparece rapidamente) :

Canção "KEEP HOLDING ON" AVRIL LAVIGNE


VERSÕES DO PROGRAMA THE GLEE PROJECT

Performado pelo brasileiro Matheus

&

Performado por Cameron Mitchell



No programa, é utilizada como despedida do participante eliminado. No caso do Cameron Mitchell, ele acabou pedindo para sair. Sinceramente, o cara canta pra caramba.

Interessante perceber duas coisas:
1) o arranho das músicas para o programa é diferente da música original
2) a linha melódica é diferente em todos os casos.


Por fim, o professor avaliará coletivamente o resultado dos arranjos feitos.
Seria ideal a gravação das execuções e a posterior análise.
Um debate bastante interessante pode ser realizado com as opiniões que cada aluno/grupo tiver sobre o arranjo do outro colega/grupo.

Era isso.

PS: obviamente, seria muito interessante falar de aspectos relacionadas à história da vida dos músicos citados, como também do filme Moulin Rouge... essa questão fica a vontade de cada professor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário