A
paródia é um recurso muito utilizado em aulas de música e, basicamente,
refere-se a criação de uma nova letra para uma música (canção) já existente.
Um
bom exemplo de texto, sobre esse assunto, você encontra em:
AZEVEDO, Maria Cristina de Carvalho Cascelli.
Paródia na sala de aula: uma análise intertextual, 2004, p.740-746. Disponível
em: http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/anais2004/ABEM_2004.pdf
Por sinal, vou citar a atividade proposta
pela autora Maria Azevedo (2004, p. 740):
A atividade ocorreu
na disciplina Oficina Básica de Música do Curso de Licenciatura em Educação
Artística -Artes Cênicas, na Universidade de Brasília e consistia numa proposta
de criação musical a partir da leitura do texto Quando as palavras cantam do
compositor M.Schafer (2000). Um grupo de alunos/as elaborou um exercício em
forma de paródia que se desenvolveu do seguinte modo:
1º: - Audição e canto
da música Beija Eu de Marisa Monte.
2º: - Divisão da turma em três grupos
onde cada grupo recebeu um texto diferente: uma poesia [de Carlos Drummond de
Andrade No meio do caminho)], um conto cômico e uma notícia de
assassinato. Foi solicitado que cada grupo elaborasse e executasse uma paródia
musical com o texto dado e a melodia de Beija Eu.
3º: Os trabalhos
foram apresentados, gravados em fita cassete, ouvidos, apreciados e discutidos.
Poema de Carlos Drummond de Andrade
No meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
Bom,
mas a ideia original para esse texto foi baseada num músico gaúcho chamado Guri
de Uruguaiana. Seus vídeos são muito engraçados e ele utiliza a letra da música
"Canto alegretense" com a melodia de músicas famosas.
Mas
vamos ver um pouco das músicas.
Primeiro,
Canto alegretense com letra de Antonio Augusto Fagundes e música
de Euclides Fagundes. Essa música é uma espécie de hino para os gaúchos.
Canto alegretense
Não me perguntes onde fica o
Alegrete
Segue o rumo do teu próprio coração
Cruzarás pela estrada algum ginete
E ouvirás toque de gaita e violão
Segue o rumo do teu próprio coração
Cruzarás pela estrada algum ginete
E ouvirás toque de gaita e violão
Prá quem chega de Rosário ao
fim da tarde
Ou quem vem de Uruguaiana de manhã
Tem o sol como uma brasa que ainda arde
Mergulhado no Rio Ibirapuitã
Ou quem vem de Uruguaiana de manhã
Tem o sol como uma brasa que ainda arde
Mergulhado no Rio Ibirapuitã
Ouve o canto gauchesco e
brasileiro
Desta terra que eu amei desde guri
Flor de tuna, camoatim de mel campeiro
Pedra moura das quebradas do Inhanduy
Desta terra que eu amei desde guri
Flor de tuna, camoatim de mel campeiro
Pedra moura das quebradas do Inhanduy
E na hora derradeira que eu
mereça
Ver o sol alegretense entardecer
Como os potros vou virar minha cabeça
Para os pagos no momento de morrer
Ver o sol alegretense entardecer
Como os potros vou virar minha cabeça
Para os pagos no momento de morrer
E nos olhos vou levar o
encantamento
Desta terra que eu amei com devoção
Cada verso que eu componho é um pagamento
De uma dívida de amor e gratidão
Desta terra que eu amei com devoção
Cada verso que eu componho é um pagamento
De uma dívida de amor e gratidão
Nesse
site há um pouco da vida do escritor da letra:
Não
achei nenhum vídeo com boa qualidade da família
Fagundes interpretando a música Canto
alegretense. Há esse vídeo com imagens, sendo cantado pelo Nico Fagundes.
* Vídeos no youtube *
E tem a versão com o Gaúcho da Fronteira (Vídeos no youtube * é só digitar o nome da música e escolher a interpretação do Gaúcho da Fronteira)
Agora,
iremos para a parte da paródia, ou melhor, a forma como eu estou chamando essa atividade:
Há
inúmeros vídeos no Youtube do Guri de
Uruguaiana utilizando a letra dessa canção muito famosa no Rio Grande do
Sul, com melodias dos mais diversos tipos e lugares e isso é o que deixa rica a
proposta de paródia.
Nisso,
o professor pode trabalhar aspectos como:
• adaptação da letra à música
• prosódia e o ritmo
• reflexão sobre a questão de erros de prosódia
• reflexões tais: muda a palavra ou mudo o
ritmo? Tudo deve ser pensado e esse tipo de escolha é bastante musical.
Pessoas que compõem musica, sabem da
importância e da dificuldade de se tomar escolhas quando o assunto é a
composição.
Esse tipo de atividade, que eu estou chamando de Paródia é uma atividade de criação musical? Apesar
de muitos não gostarem ou não considerarem a paródia uma atividade musical,
deixo que cada um decida isso.
Dessa forma, o plano de aula pode seguir o seguinte cronograma:
•
apresentação da ideia da aula: paródia e seus usos.
No caso dessa aula, seria uma ideia diferente do costumeiro: a utilização não seria da parte musical, mas sim da letra da música, só que com outro tipo (outra música) de fundo musical
No caso dessa aula, seria uma ideia diferente do costumeiro: a utilização não seria da parte musical, mas sim da letra da música, só que com outro tipo (outra música) de fundo musical
•
dados sobre a obra e o compositor da canção/letra utilizada
•
audição da obra original
•
para melhor entendimento da proposta que o professor deseja, mostrar exemplo de um dos vídeos do Guri
de Uruguaiana.
• dividir a turma em grupo. O grupo pode enfrentar o desafio de escolher as músicas que os alunos tentarão realizar a brincadeira, ou o professor leva a ideia de música.
O
professor deve sempre dar orientação para os alunos, mas sempre cuidando para
não interferir no processo criativo, na
liberdade de escolha dos grupos e da adaptação.
•
se o trabalho não ficar pronto em uma aula, pede-se, como tarefa de casa, que
os grupos terminem e tragam pronto para a próxima aula. É muito provável que
isso não acontece, então o professor deve estar preparado para um aula diferente
da que ele tinha programado.
•
escuta e gravação das músicas.
•
reflexão sobre o processo final, com todos os alunos.
Vídeos
do Guri de Uruguaiana
* Vídeos no youtube *
The Guritles
Baby - Justin Beaber
YMCA - Village people
Bom, tudo isso é uma grande brincadeira.
Claro que o professor fará um trabalho sério, como o proposto pela Maria Azevedo, com muita reflexão sobre os resultados e o questionamento, o debate com os alunos sobre todo o processo.
Coloquei os vídeos do Guri de Uruguaiana porque ele nos mostra, de maneira bastante descontraída, as possibilidades de uma paródia.
Era isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário