Sobre o blog

Minha foto
Olá, meu nome é Tiago (Professor Panela) e nesse espaço você verá algumas ideias minhas (e de outros), refletidas a partir de leituras e do aprendizado com outras pessoas. Acho importante esse tipo de blog porque a educação musical ainda está engatinhando em nossas escolas e o apoio que recebemos ainda é insuficiente. Espero que todos participem com dicas, conselhos, atividades, etc. para que todos possam aprender e trocar experiências.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Copiar o conteúdo?


Quero abordar um assunto bastante interessante, porém o farei de maneira completamente anti-acadêmica, ou seja, me basearei somente em meus "achares".

O ponto desse texto é sobre o "copiar ou não copiar o conteúdo ensinado durante as aulas". Esse ponto de debate surgiu durante as aulas que eu observei de meus alunos de estágio, cuja  disciplina eu também era estagiário, devido a bolsa do mestrado que estou fazendo (2011/2012).


Eu sou adepto da ideia de que o aluno precisa copiar o conteúdo ensinado em sala de aula, sendo essa de estágio ou não. Acredito que o nível de aprendizado tenha relação com a quantidade de conteúdo copiado. Porém, se a escola possui algum tipo de material didático, é óbvio que o aluno não precisará copiar o conteúdo já pertencente ao material didático.

Outro ponto bastante interessante a ser comentado é referente a "aula de música ser tornar monótona, burocrática, enfadonha, prolixa...". Esse ponto é pertinente, porém não acredito que isso, de alguma maneira, possa acontecer por causa do ato de copiar conteúdos ensinados. Eu acredito que isso possa ocorrer quando a aula é "centrada no professor". Isso sim acarreta o fracasso de uma aula, porém, copiar o conteúdo ensinado é uma maneira de valorizar a música como área de conhecimento e fazer com que os alunos compreendam essa importância. Acredito que muitos professores de Artes já tenham sido depreciados ou por colegas de escola, por familiares e, até mesmo, por alunos. Isso é normal, pois a nossa sociedade pensa desse jeito. E, para mim, quando um professor de Música ensina algo a seus alunos e não exige que ele  copia a matéria, só está confirmando ainda mais de que a aula de música é "recriação, festinha, bagunça, aula não cientifica...".

Para o professor que possa ter receio de pedir para seus alunos copiarem o conteúdo e tornarem a aula de música "chata", a saída é orientar o que deve ser copiado. Os pontos chaves, os conceitos fundamentais que são indispensáveis para a continuidade de seu plano de Ensino. Acredito que com essa orientação o aluno copiará e se sentirá fazendo parte de algo, já que a música, dessa forma, adquire um novo sentido para ele: área de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário