Esse post é baseado em uma orientação que dei
para um aluno da disciplina de estágio.
Como eu trabalhei, basicamente, um ano com
esse tipo de música, me senti um tanto a vontade para dar algumas dicas.
Devido ao tempo curto que se tem para compor
esse tipo de música, muitas vezes o compositor utiliza a ideia de LOOP.
Bom, o LOOP seria a utilização de um padrão
rítmico de maneira insistente. Ele é utilizado para facilitar a vida do
compositor e geralmente é utilizado para a bateria. Existem loops harmônicos
também (sequências harmônicas pré-feitas). Na música eletrônica há a presença
forte dessa ideia de loop.
Na verdade, as músicas de hoje trabalham
dessa forma. Você poderia pegar uma música popular do gosto dos seus alunos e
tentar achar os loops. Tipo: a bateria é sempre igual?; os acordes sempre
seguem a mesma sequência? A ideia é fazer um exercício simples de reflexão.
Como atividade, o professor pode propor a
criação de um compasso rítmico para servir de loop (loop 1) e um compasso para
a “virada”. Num loop, sempre tem um compasso diferente para denotar uma mudança
na música. Às vezes, isso pode ser um ruffato de bateria, uma escala de piano,
mas no caso da aula, poderia ser uma pequena alteração rítmica do loop 1. Seria
uma aula mais voltada para composição ou arranjo, mas também pode servir com a
ideia de compreensão da estrutura, utilizando o JINGLE como modelo.
Por fim, o professor pode associar a ideia de
LOOP com a música minimalista. Em alguns exemplos isso fica bem claro. Claro
que o minimalismo tem a sua concepção de ir incluindo, aos poucos, os
elementos. Porém, dentro dessa concepção, acaba-se criando loops. Isso que é
interessante.
MINIMALISMO
La
Monte Young
Terry Riley (In C)
Steve Reich (Piano Phase)
Steve Reich (Clapping Music)
Mero
deslocamento do tempo.
Philip Glass (Two Pages)
Philip Glass (Music in Fifths)
Nesse
LINk: http://www.musica.ufmg.br/permusi/port/numeros/11/num11_cap_03.pdf, há
um texto que fala sobre minimalismo e foi dele que eu tirei os exemplos acima
citados.
O professor pode abordar a música Minimalista de inúmeras formas. Como é prudente sempre associar a música erudita com algo do cotidiano do aluno, pensei nessa relação.
FUI.
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