Sobre o blog

Minha foto
Olá, meu nome é Tiago (Professor Panela) e nesse espaço você verá algumas ideias minhas (e de outros), refletidas a partir de leituras e do aprendizado com outras pessoas. Acho importante esse tipo de blog porque a educação musical ainda está engatinhando em nossas escolas e o apoio que recebemos ainda é insuficiente. Espero que todos participem com dicas, conselhos, atividades, etc. para que todos possam aprender e trocar experiências.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Palavras Cruzadas como avaliação lúdica



A avaliação em música pode ter um caráter bem descontraído, bem lúdico, mas sem perder a objetividade. Nesse texto, veremos uma forma de medir o conhecimento adquirido.


O professor mostrará uma obra e falará sobre ela (dados históricos), como também sobre o compositor, instrumentos e possíveis características musicais trabalhadas especificamente, como por exemplo: tercinas, semicolcheias, vibrato, etc...o professor abordará o que achar conveniente.


Utilizando toda essa informação, o educador pode fazer uma brincadeira de palavras cruzadas no fim da aula, como forma de avaliar o aprendizado teórico.

Usarei como exemplo para a ilustração de avaliação com palavras cruzadas a aula sobre Passacaglia de J.S.Bach


A sequência de perguntas para a palavra cruzada pode ser a seguinte:

1 - instrumento tocado na música R: órgão
2 - nome dado a parte do instrumento que se toca com os pés R: pedal
3 - Estilo de composição baseado em um tema, geralmente tocado no baixo e em variações sobre esse tema na melodia principal R: Passacaglia
4 - Compositor da música R: Johann Sebastian Bach
5 - Período da música em que foi composta a obra R:Barroco
6 - Essa música é instrumental, vocal ou mista? R: instrumental






Sinceramente, deu bastante trabalho fazer os "quadrinhos" para essa brincadeira.
Existem programas que fazem essa tabela, como o Eclipse Crossword e o Crossword Writer, mas eles não rodam no windows 7. 
Bom, fica a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário