A avaliação
em música pode ter um caráter bem descontraído, bem lúdico, mas sem perder a
objetividade. Nesse texto, veremos uma forma de medir o conhecimento adquirido.
O professor mostrará uma obra e falará sobre ela (dados históricos), como também sobre o compositor, instrumentos e possíveis características musicais trabalhadas especificamente, como por exemplo: tercinas, semicolcheias, vibrato, etc...o professor abordará o que achar conveniente.
O professor mostrará uma obra e falará sobre ela (dados históricos), como também sobre o compositor, instrumentos e possíveis características musicais trabalhadas especificamente, como por exemplo: tercinas, semicolcheias, vibrato, etc...o professor abordará o que achar conveniente.
Utilizando
toda essa informação, o educador pode fazer uma brincadeira de
palavras cruzadas no fim da aula, como forma de avaliar o aprendizado teórico.
Usarei como exemplo para a ilustração de avaliação com palavras cruzadas a aula sobre Passacaglia de J.S.Bach
A sequência
de perguntas para a palavra cruzada pode ser a seguinte:
1 -
instrumento tocado na música R: órgão
2 - nome
dado a parte do instrumento que se toca com os pés R: pedal
3 - Estilo
de composição baseado em um tema, geralmente tocado no baixo e em variações
sobre esse tema na melodia principal R: Passacaglia
4 -
Compositor da música R: Johann Sebastian Bach
5 - Período da
música em que foi composta a obra R:Barroco
6 - Essa
música é instrumental, vocal ou mista? R: instrumental
Sinceramente, deu bastante trabalho fazer os "quadrinhos" para essa brincadeira.
Existem programas que fazem essa tabela, como o Eclipse Crossword e o Crossword Writer, mas eles não rodam no windows 7.
Bom, fica a dica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário