Há um livro muito bom
chamado " Música - Entre o audível e o invisível " da Yara Borges Caznok,
que trata dessa temática. Dessa forma, as ideias estão baseadas nessa
literatura.
É sempre interessante
mostrar para os alunos uma aula diferente, aliás, mostrar coisas, eventos,
músicas, etc. interessantes, que ocorreram durante a história.
Assim, proponho a seguinte
ideia:
1º) Questionar os alunos
sobre a utilização de cores em apresentações de música. Possivelmente, todos
dirão que isso é normal, levando com consideração que há shows musicais que são
verdadeiros "eventos pirotécnicos".
Hoje, isso não é novidade. Seria
interessante perguntar para eles se a utilização de luzes seria adequada para
um espetáculo de música erudita, por exemplo.
2º) Falar, bem
objetivamente, sobre a relação cores e tratados de música. Eu usaria o seguinte
texto: "Pessoal, desde muito
tempo atrás, no período barroco/renascentista da música, existiram
autores/teóricos que tentaram estudar a relação da música com as cores. As
ideias iam desde afirmar que modos ou tons possuíam determinadas cores (ex:modos,
Kircher), como também timbres e alturas possuíam cores. (ex: cores claras=notas
mais agudas; cores escuras=notas mais graves). Muito se relacionou as emoções com determinados aspectos musicais. Isso foi normal na análise retórica, que
existiu no período renascentista e barroco e,atualmente, está tentando voltar
com alguns teóricos, como o brasileiro Acácio da Piedade. Com os trados, também foram relacionados emoções à aspectos musicais e, por conseguinte, as cores.
3º) Musicalmente falando,
alguns importantes compositores da histórica da música erudita também se
aventuraram na utilização das cores. Cito alguns (exemplos tirados do livro da
Yara Caznok):
- Arnold Schoenberg: Opus 16, n.º 3 - Forben
- Anton Weber: Fuga (Ricercata), n.º 2
- Alexander Scriabin:
Prometheus, the Poema de Fogo - Part 1
*espécie de documentário (em inglês)
- Oliver Messiaen: Appel
Interstellaire from Des canyons aux étoiles
* no capítulo 1, Caznok expõe como cada autor pensou em utilizar a música e a cor.
4º) Para a aula não ficar
muito cansativa, o professor pode escolher somente um desses exemplos e
aproveitar para falar um pouco sobre histórica da música. Claro que a ideia
poderia/deveria seguir o eixo temático "cores e música". Seria
interessante falar da relação que esses compositores traçaram com a utilização
das cores.
5º) Como prática, sugiro uma
atividade que foi ensinada por meu orientador de mestrado e desenvolvida por
meu colega Jairo e eu: escolhemos a música "Primeiros erros", que
atualmente é executada pelo grupo Capital Inicial e utilizamos garrafas de
plástico, de água mineral (250ml). O colega Jairo colocou diferentes medidas de
água em cada garrafa, com a ideia de gerar as notas musicais e, para cada grau da escala, utilizou cores diferentes. É
importante ressaltar isso: as cores determinaram os graus. Foram escolhidos os
graus mais comuns da múscia popular: I - IV - V - VI. Para a "fabricação"
das cores, foram utilizadas gelatinas. Dessa forma, por exemplo, o I grau ficou
com a cor verde; o IV com a cor vermelha, etc. Na verdade, o professor pode
escolher a cor que quiser ou, se preferir, utilizar alguma sugestão exposta no
livro da Yara Caznok (cap.1). Dessa forma, as garrafas com água colorida serviram como
apoio harmônico para a execução (canto) da música. Aqui, a ideia foi de
estabelecer ess apoio harmônico, como
também propiciar a experiência de acompanhar uma música com garrafas, algo bem inusitado.
6º) O professor pode
proceder de inúmeras maneiras para a realização dessa atividade:
- colocar a letra no quadro
(giz ou com projetor)
- Ensaiar a letra
- Ensaiar a execução das
garrafas com água colorida.
- Realizar a execução da
música. A turma pode ser dividida (canto/garrafas), até pelo números de
garrafas que estarão disponíveis.
Sugiro a execução da música
em bloco: garrafas atrás ou em na direita ou esquerda; e os cantores na frente
ou na direita <->esquerda. Na experiência realizada na sala de aula,
achei que na disposição por círculos o som das garrafas ficou muito baixo.
*cada parte da letra, quando
tiver um acordo, o professor pode colocar o grau que esse acordo representa e
reger a execução. Aqui, o professor pode pedir para um aluno realizar essa
tarefa.
**alguns alunos,
possivelmente, não conseguirão "tirar" som das garrafas. Esses podem
reger ou cantar.
7º) Por fim, o professor
pode questionar os alunos se, apesar das cores diferentes, se há notas
semelhantes nas garrafas. Ex:
I = dó - mi - sol
V = sol - si - re
8º) Esse tipo de atividade
dá margem para falar de harmonia também. Mas isso ficará para outra
oportunidade.
Como temas paralelos, como comentou o professor da disciplina, poderíamos ter falado de acústica e alguns instrumentos de sopro.
Através da associação da acústica, poderíamos falar sobre sons graves e agudos e a quantidade de água necessária para gerar determinada água. Todos os sons graves, por exemplo, necessitam de mais espaço para ser produzido. Por exemplo, garrafas com menos água; um tubo de ressonância da marimba, no grave, é maior que no agudo, etc.
Sobre os instrumentos de sopro, poderíamos falar sobre os que seguem o mesmo princípio de embocadora ou particularidades musicais, por exemplo, e explorar o mundo dos alunos em direção do aprendizado de novos instrumentos musicais. Meu professor sugeriu a abordagem dos instrumentos: Zampoña e Skuduciai
"Zampoña" "Skuduciai"
Como temas paralelos, como comentou o professor da disciplina, poderíamos ter falado de acústica e alguns instrumentos de sopro.
Através da associação da acústica, poderíamos falar sobre sons graves e agudos e a quantidade de água necessária para gerar determinada água. Todos os sons graves, por exemplo, necessitam de mais espaço para ser produzido. Por exemplo, garrafas com menos água; um tubo de ressonância da marimba, no grave, é maior que no agudo, etc.
Sobre os instrumentos de sopro, poderíamos falar sobre os que seguem o mesmo princípio de embocadora ou particularidades musicais, por exemplo, e explorar o mundo dos alunos em direção do aprendizado de novos instrumentos musicais. Meu professor sugeriu a abordagem dos instrumentos: Zampoña e Skuduciai
"Zampoña" "Skuduciai"
Fica a dica.
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