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Olá, meu nome é Tiago (Professor Panela) e nesse espaço você verá algumas ideias minhas (e de outros), refletidas a partir de leituras e do aprendizado com outras pessoas. Acho importante esse tipo de blog porque a educação musical ainda está engatinhando em nossas escolas e o apoio que recebemos ainda é insuficiente. Espero que todos participem com dicas, conselhos, atividades, etc. para que todos possam aprender e trocar experiências.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Automatismo de segundas (Ensino Fundamental 1)


Penso, inicialmente, que essa aula deva ser feita para os 2º ou 3ºanos, dependendo da série em que comece as aulas de música. Sigo a ideia exposta no livro Jogos Pedagógicos da Cecília Cavalieri França. Por sinal, as brincadeiras são tiradas desse livro, que é muito bom.  


Objetivo:estudar os intervalos de segundas.


Atividades e Descrição de Atividades:

·         Teoria básica: escala.
·         Canção: “Minha canção” de Chico Buarque (pode ser a do coral).
·         Brincadeiras: “Jogo dos Vizinhos”; “Festa dos Vizinhos”.
·         Apreciação Musical e ensaio/aprendizado da música.

Procedimentos/brincadeiras:

A)    Música “Minha Canção” na versão de Chico Buarque e composta por Luiz Henriques e Sérgio Badotti. Essa música trabalha a escala de dó ascendente e descendentemente. Analisar a letra da música, entender sobre o que "ela fala".

B)    Falar um pouco sobre o Chico Buarque (esse compositor, como essa música, podem ser reutilizados no Ensino Fundamental 2) e algumas curiosidades dessa obra, como ser pertencente do Saltimbancos, ter um acróstico formado com as notas musicais...

C)    "Apresentação" da escala diatônica maior, por meio de um instrumento.

D)    Jogo dos Vizinhos (formação): a cada rodada, o professor distribui três ou quatro fichas para cada participante, que deverá utilizá-las para formar estruturas dispostas espacialmente de acordo com a direção das notas. As estruturas deverão ser determinadas previamente, bem como sua respectiva pontuação.

- dois vizinhos ascendentes ou descendentes: 5 pontos;
- três vizinhos ascendentes ou descendentes: 10 pontos;
- sanduíches simples (bordadura superior ou inferior): 10 pontos;
- quatro vizinhos ascendentes ou descendentes: 15 pontos;
- cinco vizinhos ascendentes ou descendentes: 20 pontos;
- sanduíche misto (grupeto): 25 pontos;
- escalas de sete notas ascendentes ou descendentes: 30 pontos;

Após a última roda, somam-se os pontos de cada participante.
Deve-se evitar que os alunos retenham as fichas em mãos. Se houver dificuldades, pode-se revisar os jogos anteriores, especialmente os números 1 e 3, intercalando com atividades que envolvam a verbalização de nomes, incluindo canções.

E)    Festa dos Vizinhos (realização/criação): este jogo deve ser realizado após o Jogo dos Vizinhos. Os alunos mantêm sobre a mesa as estruturas formadas e passam a experimentá-las nos instrumentos, variando o caráter (ex.: canção de ninar, rock ou marcha) a partir das escolhas de andamento, estrutura rítmica, intensidade, etc. Mais tarde, este jogo pode se transformar em uma improvisação mais complexa, na qual os alunos deverão tocar os padrões sem interrupção, explorando sobreposições, pedais, cânones, retrogradação, e outros.

F) Aprendizado da música para futura aprensentação.


Minha Canção



2 comentários:

  1. Olá Tiago, parabéns pelo blog.
    Também trabalho com educação e musical e achei tudo bem interessante.
    Abraço!

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    1. Brigadão Sibele. Eu ainda quero colocar mais conteúdo, mas tudo, por mais simples que seja, sempre exige muita dedicação e, principalmente, tempo - hehehehe. Abraços.

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