Penso, inicialmente, que essa aula deva ser feita para os 2º ou 3ºanos, dependendo da série em que comece as aulas de música. Sigo a ideia exposta no livro Jogos Pedagógicos da Cecília Cavalieri França. Por sinal, as brincadeiras são tiradas desse livro, que é muito bom.
Objetivo:estudar os intervalos de segundas.
Objetivo:estudar os intervalos de segundas.
Atividades e Descrição de
Atividades:
·
Teoria básica: escala.
·
Canção: “Minha canção” de Chico Buarque (pode
ser a do coral).
·
Brincadeiras: “Jogo dos Vizinhos”; “Festa dos
Vizinhos”.
·
Apreciação Musical e ensaio/aprendizado da
música.
Procedimentos/brincadeiras:
A)
Música “Minha Canção” na versão de Chico Buarque e composta por Luiz
Henriques e Sérgio Badotti. Essa música trabalha a escala de dó ascendente e
descendentemente. Analisar a letra da música, entender sobre o que "ela
fala".
B)
Falar um pouco sobre o Chico Buarque
(esse compositor, como essa música, podem ser reutilizados no Ensino
Fundamental 2) e algumas curiosidades dessa obra, como ser pertencente do
Saltimbancos, ter um acróstico formado com as notas musicais...
C)
"Apresentação" da escala
diatônica maior, por meio de um instrumento.
D)
Jogo
dos Vizinhos
(formação): a cada rodada, o
professor distribui três ou quatro fichas para cada participante, que deverá
utilizá-las para formar estruturas dispostas espacialmente de acordo com a
direção das notas. As estruturas deverão ser determinadas previamente, bem como
sua respectiva pontuação.
-
dois vizinhos ascendentes ou descendentes: 5 pontos;
-
três vizinhos ascendentes ou descendentes: 10 pontos;
-
sanduíches simples (bordadura superior ou inferior): 10 pontos;
-
quatro vizinhos ascendentes ou descendentes: 15 pontos;
-
cinco vizinhos ascendentes ou descendentes: 20 pontos;
-
sanduíche misto (grupeto): 25 pontos;
-
escalas de sete notas ascendentes ou descendentes: 30 pontos;
Após a última roda, somam-se os
pontos de cada participante.
Deve-se evitar que os alunos
retenham as fichas em mãos.
Se houver dificuldades, pode-se revisar os jogos anteriores,
especialmente os números 1 e 3, intercalando com atividades que envolvam a
verbalização de nomes, incluindo canções.
E)
Festa
dos Vizinhos
(realização/criação): este jogo deve
ser realizado após o Jogo dos Vizinhos. Os alunos mantêm sobre a mesa as
estruturas formadas e passam a experimentá-las nos instrumentos, variando o
caráter (ex.: canção de ninar, rock ou marcha) a partir das escolhas de
andamento, estrutura rítmica, intensidade, etc. Mais tarde, este jogo pode se
transformar em uma improvisação mais complexa, na qual os alunos deverão tocar
os padrões sem interrupção, explorando sobreposições, pedais, cânones,
retrogradação, e outros.
F) Aprendizado da música para futura aprensentação.
F) Aprendizado da música para futura aprensentação.
Minha Canção
Olá Tiago, parabéns pelo blog.
ResponderExcluirTambém trabalho com educação e musical e achei tudo bem interessante.
Abraço!
Brigadão Sibele. Eu ainda quero colocar mais conteúdo, mas tudo, por mais simples que seja, sempre exige muita dedicação e, principalmente, tempo - hehehehe. Abraços.
Excluir