Ele sempre coloca a importância de começarmos uma aula com a limpeza de ouvidos (Schafer) para o aluno se conscientizar da importância do silêncio, como também dos sons do mundo.
Também é interessante fazer uma recapitulação da aula anterior, pois isso mostra ao aluno que os conteúdos estão intercalados (essa é uma das vantagens de se ter plano de ensino e a sequência dos planos de aula bem pensados e delimitados).
É interessante o começo da aula ter esses aspectos.
A sequência já envolve aspectos individuais de cada professor e o tempo de aula.
Porém, sempre é interessante a aula de música possuir: apreciação, prática musical (desde composição, a execução, atividades musicais...) e avaliação.
Dentro dessa ideia, também podemos incluir o "Meu instrumento é", dependendo do eixo temático e também História da música. Também e fundamental ter a parte histórica sempre quando existir a apreciação, porém isso também é inerente à atividade do "Meu instrumento é".
É verdade que dependendo da duração da aula, fica um tanto inviável abordar todos esses aspectos.
Dessa forma, não me atreverei a dar uma sequência fixa e verdadeira para um plano de aula, mas sim sugestões de abordagens.
Por fim, a avaliação surge como uma forma de nos ajudar a medir se os alunos compreenderam o que foi ensinado. Ela pode ser simples, podendo ter caráter lúdico, por exemplo.
É verdade que dependendo da duração da aula, fica um tanto inviável abordar todos esses aspectos.
Dessa forma, não me atreverei a dar uma sequência fixa e verdadeira para um plano de aula, mas sim sugestões de abordagens.
Por fim, a avaliação surge como uma forma de nos ajudar a medir se os alunos compreenderam o que foi ensinado. Ela pode ser simples, podendo ter caráter lúdico, por exemplo.
Era isso...
Nenhum comentário:
Postar um comentário