Uma forma de falar da música erudita brasileira é tentar fazê-la mais próxima possível do aluno. É aquela velha história da ressignificação e quebra de conceitos/preconceitos.
Dessa forma, proponho uma atividade de composição utilizando a Fuga Proverbial do compositor brasileiro Osvaldo Lacerda (1927/2011).
Essa composição é formada pela frase:
"Pato e parente só serve pra sujar a casa da gente"
Somente isso!!!
A ideia, é seguir o seguinte procedimento:
1º) Fazer uma revisão do repertório de possibilidades de como fazer música: sons do corpo; sons de dentro da sala de aula; instrumentos musicais; instrumentos feitos com material alternativo; voz e as diversas formas de impostação (falado; lírico; popular...)
A possibilidade da criação de paródias, utilizando a frase de Osvaldo Lacerda, pode ser considerada, apesar de que a paródia acaba adquirindo uma ideia de arranjo e não de composição.
2º) Passar a letra no quadro (fazer com que cada aluno copie em seu caderno)
3º) Formar grupos
4º) Deixar que cada grupo busque a melhor forma de expressar uma ideia musical utilizando a frase "Pato e parente só serve pra sujar a casa da gente". Dentro dos limites*, o professor deve ajudar os alunos a desenvolver o trabalho.
* o professor deve ter o cuidado em não interferir demais no processo de composição
5º) Tema para a casa: o grupo deve trazer pronta a ideia musical.
É importante que o professor oriente seu aluno e não subestime o potencial deles.
Na 2ª aula, o professor questiona os grupos sobre o rendimento e se conseguiram desenvolver uma ideia musical.
Fundamental assistir a cada apresentação e gravar todo esse processo.
Uma avaliação crítica, por parte dos alunos pode ser incentivada. Questioná-los sobre o que funcionou e suas maiores dificuldades.
Logo após isso, o professor contextualiza a frase "Pato e parente só serve pra sujar a casa da gente", falando sobre a carreira do músico/compositor Osvaldo Lacerda.
Importante também destacar a figura do compositor. Essa abordagem é reforçada pelo ato composicional realizado pelos alunos. Assim, o professor pode mostrar a seus alunos a importância do compositor e mostrar que na música há vários participantes, trazendo para primeiro plano a figura do compositor. Isso, seria uma espécie de objetivo específico.
Por fim, após falar sobre a carreira de Osvaldo Lacerda e sobre a importância do compositor, o professor pode mostrar um áudio ou vídeo da Fuga Proverbial. Mostrar a riqueza da composição, levando em consideração, principalmente, que ela possui apenas uma frase com 11 palavras.
Eis o vídeo:
Se o professor achar viável, ele pode tentar ensaiar a própria Fuga Proverbial, mas, sinceramente, acho isso inviável. Ela possui grande dificuldade e esse processo tomaria muito tempo das aulas.
Esse fator seria o grande ponto negativo dessa proposta. Mas acredito que essa ideia pode gerar bons frutos relacionados a composição musical.
Por fim, me senti na obrigação de colocar que minha proposta é bastante semelhante a de John Paynter.
Sinceramente, eu não conheço muito bem o trabalho dele, então colocarei uma parte da dissertação do Graciano Lorenzi como forma de ilustração.
P.25/26
"Paynter propõe o uso da técnica denominada por ele como 'composição empírica' que se caracteriza pelo fazer direto no material, onde a pessoa experimenta e improvisa até obter a forma final. Entre os principais passos da técnica, ocorre a experimentação livre do material, improvisação a partir da experimentação, criação de um trabalho final, codificação do trabalho (escrita musical), execução e análise das peças criadas, audição de peças de outros compositores.
Um aspecto relevante na proposta de Paynter diz respeito ao papel do professor. Ao invés de simplesmente oferecer modelos para a reprodução a partir de um programa fechado, o professor objetiva favorecer o contato do aluno com material diversificado e de qualidade, conscientizando a respeito do que ele realizou com os sons, enriquecendo suas expectativas (SANTOS, 1994). Para tal, Paynter considera salutar que haja 'uma conjunção do artista-criador e do educador interessado pelos temas de escolaridade' (FRAGA, 1997, p.127). O papel do educador musical é fundamental para que os alunos estejam realmente envolvidos nas experiências musicais. O próprio Paynter afirma: 'O desejo por liberalizar os programas e centrá-los no aluno está orientado, em parte pela ideia de que [...] a educação fracassa se não oferece ocasiões para o florescimento da personalidade e o desenvolvimento da imaginação' (PAYNTER, Apud FREGA, 1997, p.127)
LORENZI, Graciano. Compor e gravar músicas com adolescentes: uma pesquisa-ação na escola pública. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2007. Dissertação de mestrado. 165 f. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/10549
Por mais que a manipulação do material seja livre, nesse caso, o aluno partiria da frase de Osvaldo Lacerda. Mesmo assim, o grupo de alunos escolheria o caminho de sua composição, podendo priorizar aspectos rítmicos, por exemplo, dentro da forma que quiserem. O trabalho é livre, mas seria interessante ser pensado, ter uma ideia de organização. Também é importante o registro da criação, mesmo sendo através da partitura analógica.
Era isso pessoal
Espero ter colaborado.
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